- 
                
Defesa de dissertação da mestranda Camila de Azevedo Gibbon
No dia 13 de fevereiro de 2025 foi realizada a defesa de dissertação da mestranda Camila de Azevedo Gibbon, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC). A dissertação, orientada pelo Prof. Dr. Thiago Magela Rodrigues Dias e pela Profa. Dra. Patricia da Silva Neubert, foi intitulada “Publicação Científica Latino-Americana sobre Ciência Aberta”.A banca examinadora foi composta por:- Dra. Rosângela Schwarz Rodrigues (PGCIN/UFSC) – Titular interno
 - Dra. Priscila Machado Borges Sena (UFRGS) – Titular externo
 - Dr. Enrique Muriel Torrado (PGCIN/UFSC) – Suplente interno
 - Dr. Washington Luís Ribeiro de Carvalho Segundo (IBICT) – Suplente externo
 
A pesquisa analisou a publicação de autores vinculados a instituições Latino-Americanas sobre Ciência Aberta, com enfoque para a sua caracterização além de identificar os destaques em autoria, países e instituições e investigar os periódicos de destino da publicação. Com abordagem quantitativa e documental, examina 1.687 artigos indexados na SciELO e Web of Science. A Ciência Cidadã (28,47%) e o Acesso Aberto (23,47%) foram os temas mais frequentes, enquanto o termo “Ciência Aberta” apareceu em apenas 9%. O Brasil liderou a autoria (38,45%), com destaque para a USP e o autor Ramírez-Montoya, M. S. Entre os 858 periódicos, 39,86% adotam o modelo diamante e 48,72% pertencem a editoras comerciais. SciELO privilegia periódicos acadêmicos e acesso aberto diamante, enquanto Web of Science é dominada por editoras comerciais e acesso híbrido. O periódico com mais publicações foi Sustainability (MDPI). Os dados indicam a assimilação gradual do termo “Ciência Aberta” e diferentes estratégias de publicação conforme a base indexadora. - 
                
Defesa de dissertação do mestrando Luan Soares Silva
No dia 12 de fevereiro de 2025, ocorreu a defesa da dissertação do mestrando Luan Soares Silva, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC). A dissertação orientada pela Profa. Dra. Patricia da Silva Neubert e pelo Prof. Dr. Thiago Magela Rodrigues Dias, teve como título “Acessibilidade web em periódicos científicos: estudo a partir dos portais das universidades federais brasileiras”.
A banca examinadora foi composta por:
- Dra. Lucia da Silveira (BU/UFSC) – Titular externo
 - Dra. Luciane Paula Vital (PGCIN/UFSC) – Titular interno
 - Enrique Muriel-Torrado (PGCIN/UFSC) – Titular interno
 - Dr. Edgar Bisset (PGCIN/UFSC) – Titular interno
 - Dra. Bianca Amaro (IBICT) – Suplente externo
 - Dra. Rosângela Schwarz Rodrigues (PGCIN/UFSC) – Suplente
 
O estudo analisou a acessibilidade web para Pessoas com Deficiência (PcD) em 25 portais e 443 periódicos científicos das universidades federais brasileiras. A maioria dos periódicos utiliza versões recentes do Open Journal Systems (OJS) e apenas um portal apresentou diretrizes formais de acessibilidade.
A avaliação automática identificou falhas em 15 portais, principalmente pela ausência de textos alternativos, problema presente em 377 periódicos. Além disso, foram apontados aspectos como o tamanho excessivo do DOM e configurações inadequadas da viewport, que comprometem a navegação e a otimização para dispositivos móveis.
Conclui-se que diretrizes mais rigorosas são necessárias para melhorar a acessibilidade e inclusão nos periódicos científicos.
 - 
                
Defesa de dissertação da mestranda Priscila Maria Ferreira Guarate
No dia 10 de fevereiro de 2025, ocorreu a defesa da dissertação da mestranda Priscila Maria Ferreira Guarate, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC).
A dissertação orientada pela Profa. Dra. Patricia da Silva Neubert e pela Profa. Dr. Djuli Machado de Lucca, teve como título ” Fontes de informação governamentais em saúde sobre povos indígenas”.
A banca examinadora foi composta por:
● Dra. Danielly Oliveira Inomata (UFAM) – Titular externo
● Dr. Edgar Bisset (PGCIN/UFSC) – Titular
A pesquisa analisou fontes de informação governamentais brasileiras a nível federal, voltadas à saúde sobre povos indígenas. Foram considerados Fontes de Informação Governamentais para povos indígenas os órgãos, repartições e departamentos da administração pública que tratam de questões indígenas no âmbito da esfera pública governamental, bem como seus documentos construídos. As fontes foram recuperadas a partir dos portais dos Ministérios do Governo Federal disponíveis na internet que contemplam informações sobre indígenas.
O levantamento dos órgãos e repartições públicas que produzem e disponibilizam informações sobre indígenas resultou em três Ministérios subdivididos em secretarias que cumprem funções relacionadas aos povos indígenas:
● Ministério do Meio Ambiente e Mudança de Clima
● Ministério dos Povos Indígenas
● Ministério da Saúde – Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI)
A discussão dos resultados traz a reflexão de que a SESAI, enquanto fonte de informação, talvez não seja voltada aos indígenas, elencando que a fonte disponibiliza dados e informações relacionadas a essa população, mas não necessariamente se comunica com a forma com que a população pode utilizar ou acessar as informações publicadas. Deste modo, entende-se que essa pesquisa abre portas para um amplo campo de discussão voltado ao uso de fontes de informação governamental pelos povos indígenas.
 - 
                
Resultado parcial de dissertação de mestrando INFOCIENT é publicado na Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação (RDBCI)
Os pesquisadores do INFOCIENT publicam artigo na RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação. A pesquisa faz parte dos resultados preliminares da dissertação em andamento do mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação PGCIn/UFSC, Luan Soares Silva. A pesquisa teve como objetivo analisar as abordagens, recursos e ferramentas utilizadas para promoção da acessibilidade para Pessoas com Deficiências (PcD) nos periódicos científicos.
Como resultado, foram encontradas poucas publicações que abordam o tema, predominantemente focadas em questões específicas, como a avaliação da acessibilidade de websites ou relatos de práticas adotadas por periódicos, frequentemente voltadas a deficiências específicas. As avaliações de acessibilidade realizadas foram, em sua maioria, manuais ou mistas, sendo as automáticas conduzidas por ferramentas que verificam a conformidade com os critérios de acessibilidade do W3C. Não se identificou uma ferramenta avaliadora amplamente preferida nos estudos analisados.
Referência:
SILVA, Luan Soares; NEUBERT, Patrícia da Silva; DIAS, Thiago Magela Rodrigues. Acessibilidade em periódicos científicos: abordagens, tecnologias e aplicações. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 23, p. 1-15, 31 jan. 2025. Universidade Estadual de Campinas. https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8675755/35649.
 - 
                
INFOCIENT apresenta trabalho sobre data papers no ENANCIB 2024
Pesquisadores do INFOCIENT apresentam trabalho no dia 05/11/24 no Grupo de Trabalho 7 – Produção e Comunicação de Informação em Ciência, Tecnologia & Informação do 24⁰ Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação.  Com  o título de “A publicação de dados de pesquisa: uma análise a partir dos data papers publicados por autores afiliados à Universidade Federal de Santa Catarina”, o texto é de autoria da doutoranda Crislaine Zurilda Silveira e dos orientadores Prof. doutor Thiago Magela Rodrigues Dias e Profa. doutora Patricia da Silva Neubert. - 
                
INFOCIENT Apresenta Pesquisa sobre Ciência Aberta no ENANCIB 2024
Pesquisadores do INFOCIENT apresentam trabalho no dia 05/11/24 no Grupo de Trabalho 7 – Produção e Comunicação de Informação em Ciência, Tecnologia & Informação do 24⁰ Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. Com o título de “Ciência Aberta no Brasil e as ações das Fundações de Amparo à Pesquisa”, o texto é de autoria da mestranda Camila de Azevedo Gibbon, da doutoranda Crislaine Zurilda Silveira e dos orientadores Prof. doutor Thiago Magela Rodrigues Dias e Profa. doutora Patricia da Silva Neubert.
 - 
                
Reconhecimento no ENANCIB 2024: INFOCIENT em destaque com pesquisa sobre Acessibilidade
O grupo de pesquisa Informação Científica: Métricas e Publicações (INFOCIENT) tem o prazer de compartilhar o
 reconhecimento alcançado por seus membros no 24º Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB).O trabalho intitulado “Ferramentas de Avaliação Automática de Acessibilidade Web”, desenvolvido pelo mestrando Luan Soares Silva e Profª Drª Patrícia da Silva Neubert, recebeu o 2º lugar na categoria Resumos Expandidos do GT 8 – Informação e Tecnologia.
A pesquisa teve como objetivo caracterizar as ferramentas de avaliação automática de acessibilidade, evidenciando as variações de funcionalidades e limitações entre as ferramentas, reforçando a necessidade de se combinar métodos automáticos e manuais para uma avaliação mais completa e robusta da acessibilidade web.
 - 
                
Resultado parcial de dissertação de mestranda INFOCIENT é publicado na Revista Interamericana de Bibliotecología

“As publicações que analisam a produção científica sobre Ciência Aberta na América Latina: um levantamento bibliográfico”, de Camila de Azevedo Gibbon (PGCIN/UFSC), Patricia da Silva Neubert (PGCIN/UFSC) e Thiago Magela Rodrigues Dias (PGCIN/UFSC).
Os pesquisadores do INFOCIENT publicam artigo na Revista Interamericana de Bibliotecología da Universidad de Antioquía. A pesquisa faz parte dos resultados preliminares da dissertação em andamento da mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação PGCIn/UFSC, Camila de Azevedo Gibbon.
A pesquisa, que teve como objetivo analisar as publicações sobre a produção científica latino-americana sobre ciência aberta, levantou dados de nove bases de dados, e identificou 41 documentos. Estes foram agrupados em três categorias de análise do seu conteúdo, de acordo com a similaridade das abordagens: a) Aplicações e práticas de ciência aberta, b) Escritas teórico-reflexivas sobre ciência aberta e c) Estudos métricos da produção científica sobre ciência abertas.
Os resultados indicaram que o uso do termo “ciência aberta” é recente, com produções datando dos últimos 10 anos e principalmente associadas a divulgação de práticas e desenvolvimento de recursos no âmbito do movimento. Embora em outros estudos se encontrem pesquisas sobre publicações e documentos associados ao movimento de Ciência Aberta, tratam-se de escritas que usam de terminologia específica dos movimentos dentro da Ciência Aberta, não sendo este o objeto de análise da pesquisa.Referência
GIBBON, C. A.; NEUBERT, P.S.; DIAS, TMR. Publicaciones que analizan la producción científica sobre ciencia abierta en América Latina: Un estudio bibliográfico. Revista Interamericana de Bibliotecología, [S. l.], v. 47, n. 3, 2024. DOI: 10.17533/udea.rib.v47n3e356121. Disponível em: https://revistas.udea.edu.co/index.php/RIB/article/view/356121. Acesso em: 23 ago. 2024. - 
                
Nota de falecimento: Vinicius Medina Kern
O Grupo de Pesquisa INFOCIENT comunica, com pesar, o falecimento do professor Vinicius Medina Kern. Ele foi professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN), editor da revista Encontros Bibli e membro do grupo de pesquisa. A cerimônia de despedida ocorre nesta quarta-feira, 7 de agosto, das 13h30min às 17h30min, no Angelus Memorial e Crematório, no bairro Medianeira, em Porto Alegre.
O INFOCIENT lamenta a perda, solidariza-se com os muitos amigos e familiares e presta suas homenagens neste momento de pesar.
 - 
                
Pesquisadores do INFOCIENT apresentam trabalho em evento internacional
Ocorreu na cidade Argentina de La Plata, entre os dias 17 e 19 de abril de 2024, a sétima edição das Jornadas de intercambio y reflexión acerca de la investigación en Bibliotecología (JIRIB).
Neste evento, a estudante do curso de Biblioteconomia Vitória Gizela De Oliveira, egressa do INFOCIENT, apresentou o trabalho intitulado “Competências para a comunicação científica: a formação nos programas de pós-graduação brasileiros em Ciência da Informação”, em co-autoria com o estudante de Arquivologia Kevin Vanel Lekika Boucka Grott, e com a Profª Patricia Da Silva Neubert, fruto do trabalho de iniciação científica do qual ambos os estudantes atuaram como bolsistas.
O trabalho analisou a inclusão das temáticas de comunicação científica nas linhas de pesquisa e nas disciplinas ofertadas nos Programas de Pós-Graduação brasileiros da área de Ciência da Informação. Entre os resultados da pesquisa, foram observadas a limitada oferta de conteúdos sobre o tema. Dos PPGs ofertam disciplinas sobre, prevalecem a abordagem mais ampla da comunicação científica, com a conceituação e canais de comunicação, fontes de informação, produção científica e estudos métricos. As temáticas mais contemporâneas, como acesso aberto, indicadores alternativos e dados de pesquisa ainda possuam pouca presença entre os conteúdos ofertados.
Os resultados observados apontam que, mesmo em um campo que tradicionalmente aborda o tema em suas pesquisas como a Ciência da Informação, a formação sobre temáticas da comunicação científica não faz parte do escopo de formação dos pesquisadores.
Os anais do evento ainda não estão publicados. Para saber mais sobre o evento, acesse: http://jornadabibliotecologia.fahce.unlp.edu.ar/
 
        



